quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

- Simulado de História – 1ªs séries – revisão recuperação
Instruções: somente após estudarem os itens que vimos na aula de recuperação, resolvam este pequeno teste.

Questão 01 – “Se concordamos, por exemplo, que Roma foi um grande império, mas cujo domínio não se estendeu muito além das margens do mar Mediterrâneo, podemos questionar a importância da queda desse império para os chineses ou para as civilizações da América pré-colombiana (maias, incas, astecas), que não tinham contato nenhum com os romanos”

(VICENTINO, Cláudio ; DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio. SP. Scipione. 2005. 2ª ed. p. 15. Texto adaptado)

a) Explique, com suas palavras, a idéia central deste texto.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

b) Este texto tem relação com um dos problemas da periodização tradicional. Identifique esta relação e explique-a.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 02 - Julgue as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta.

I ( ) A ruralização da economia, foi uma das características que iniciou o modo de produção feudal.
II ( ) Com a formação dos reinos bárbaros, destacando-se o dos germanos, onde os reis conseguiram centralizar o poder em suas mãos.
III ( ) O antigo escravo romano melhorou um pouco sua condição social e em troca da terra e da proteção recebida, tinha que dar parte de sua produção e trabalhar nas terras do grande proprietário rural.
IV ( ) Eram basicamente três as camadas sociais feudais – o clero, que rezava pelo bem de todos; os nobres, que protegiam militarmente a todos; e os servos, que em troca da proteção recebida, sustentava economicamente com seu trabalho as outras camadas sociais.
V( ) a Igreja estimulava os servos a se revoltar contra os nobres.

São verdadeiras as afirmações:

a( ) apenas I e III.
b( ) apenas II e IV.
c( ) apenas I, II e III.
d( ) apenas II, III e V.
e( ) todas elas.

Questão 03 - Uma das alternativas abaixo não tem a ver com a função e as características da Igreja católica na Idade Média. ASSINALE-A.

a( ) Cultura teocentrista.
b( ) Salvação da alma.
c( ) Preservação da cultura greco-romana nos mosteiros.
d( ) O homem tinha liberdade de pensamento.
e( ) Todas as camadas sociais na Idade Média eram influenciadas por ela.

Questão 04 - (FGV-SP) (adaptada) As principais características do feudalismo eram:

a( ) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b( ) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
c( ) Sociedade de ordens, economia terciáriae competitiva, centralização política e mentalidade hedonista (individualista).
d( ) Sociedade de ordens, economia agrária e auto-suficiente, fragmentação (descentralização) política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.
e( ) Sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.

Questão 05 – (UFSCar-SP) Dois pobres homens refugiaram-se na igreja dos bem-aventurados Marcelino e Pedro, mártires de Cristo, confessando que eram culpados e que tinham sido convictos de roubo em vossa presença, como tendo furtado caça grossa numa floresta senhorial. Já pagaram uma parte da composição e deveriam pagar o resto, mas declararam que não tem com que fazer por causa de sua pobreza. Venho, pois, implorar a vossa benevolência, na esperança de que (...) vos digneis tratá-los com toda a indulgência possível (...).

“Eginhard”, França, século IX.

A partir da análise do documento, é correto afirmar que, durante boa parte da Idade Média (assinale a alternativa correta):
a( ) a floresta senhorial era área comum de caça para servos e senhores.
b( ) Os padres católicos opunham-se às leis senhoriais.
c( ) Os servos burlavam leis feudais por conta de sua condição social.
d( ) As penas para crimes só eram estabelecidas por magistrados eclesiásticos.
e( ) Os senhores feudais não podiam contrariar as leis.

Questão 06 - Julgue as afirmações abaixo como certos (C) ou errados (E) e depois assinale a opção correta.

I – A História é um saber mutável. Podemos comprovar que aquilo que aprendemos, muitas vezes, não são verdades inquestionáveis através dos séculos.
II – Todos aqueles que defendem a História como um conhecimento passível de muitas interpretações, contribuem para fortalecer a idéia de que a História é um conhecimento certo e verdadeiro, construído a partir de documentos que não deixam margem a dúvidas.
III – Para os historiadores positivistas, o documento escrito é a única fonte histórica confiável.
IV – Segundo as pesquisas especializadas, o homem e o macaco tiveram um ancestral, um tronco comum, ou seja, o homem não é descendente direto do macaco.
V – No Período Paleolítico, o homem era basicamente coletor e caçador, ao passo que no Período Neolitico, aprendeu a ser pastor e agricultor.

- São verdadeiras as afirmações:
a( ) I, II e III. b( ) I, III, IV e V. c( ) II, III, IV e V. d( ) I, II, III, IV e V. e( ) II, IV e V.

Questão 07 – Um dos problemas da periodização tradicional da História é o de que (assinale a opção correta):

a( ) Ela é eurocentrista.
b( ) Ela não cita a Revolução Francesa.
c( ) Ela não cita a queda do Império Romano do Ocidente, cuja capital era Roma.
d( ) Esta periodização não fala da invenção da escrita.
e( ) Ela não divide a História em períodos.

Questão 08 – Relacione as colunas e depois assinale a opção correta.


(1)Feudalismo
(2)Capitalismo
(3)Burgo
(4)Estados do Antigo Regime

( ) Dinheiro como principal fonte de
riqueza.
( ) Terra como principal fonte de riqueza.
( ) Clero, nobreza e servos-burguesia.
( ) Cidade fortificada com muralhas.

A sequência correta é:
a( ) 1234 b( ) 1324 c( ) 2143 d( ) 2431 e( ) 1423

Questão 09 - (PUC-MG - adaptada) O revigoramento do comércio na Europa Ocidental, durante a Idade Média, se dá devido (assinale a opção correta):

a( ) à existência de excedentes agrícolas provenientes da generalização de técnicas que ampliaram a produção além das necessidades de subsistência.
b( ) Ao desenvolvimento das técnicas náuticas que permitiram a navegação a longa distância, superando os limites da navegação de cabotagem.
c( ) A ação direta do clero católico, interessado em ampliar os ganhos de Igreja, através da cobrança do dizimo sobre a burguesia mercantil.
d( ) Ao declínio do comercio da cidades italianas, envolvidas em constantes conflitos com os árabes pelo controle do mar Mediterrâneo.
e( ) Ao fim das obrigações feudais, que libera o servo de sua submissão ao senhor e ao trabalho pouco lucrativo dos campos.

Questão 10 – Julgue as afirmações abaixo como certas (C) ou erradas (E) e depois assinale a opção correta.
( ) Existe a presença do eurocentrismo tanto no estudo da História da América quanto na História da África.
( ) O estudo da História da África justifica-se na medida em que houve uma grande contribuição da cultura africana para a cultura brasileira.
( ) Termos como Império, reino, Estado e cidade, no continente africano, tem grande semelhança histórica e geográfica com reinos e impérios europeus.
( ) A religião cristã, quando penetrou na África, fundiu-se com a religiosidade dos bantos e criou uma espécie de “cristianismo africano” que cruzou elementos das duas tradições.
( ) O conceito de propriedade privada, na História européia, pode ser aplicado à África, antes da chegada dos europeus à mesma.

A sequência correta é:
a( ) CCECE b( ) CECEE c( ) ECECC d( ) EECCE c( ) CCECC

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sentido Geral da Colonização portuguesa no Brasil

Dentro do princípio do mercantilismo, ou seja, conjunto de idéias econômicas postas em práticas pelos estados absolutistas europeus, estava o princípio do colonialismo.No caso da colônia portuguesa na América (mais connhecida nos livros tradicionais como o período histórico Brasil-Colônia), a colônia portuguesa na América deveria fornecer produtos de alto valor comercial na Europa, complementando a economia portuguesa. Exemplos destes produtos foram o pau-brasil, a cana-de-açúcar, e evidentemente metais preciosos, como o ouro. Por outro lado a metrópole, ou seja o país colonizador, somente ele deveria fornecer produtos manufaturados à colônia. A metrópole exerceria um monopólio de comércio sobre a colônia, ou seja, somente ela controlaria, teoricamente, o comércio na colônia. Portanto, era este o sentido geral da colonização portuguesa no Brasil: a colônia forneceria produtos altamente lucrativos na Europa, completando a economia portuguesa.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Exercício-casa de História - 4º bimestre

Aê pessoal, se liga no exercício abaixo. Boa sorte.

Centro Educacional 02 – Guará
Disciplina: História
Professor: Augusto Cézar Contreiras
Nome: .................................................... Série: .... Turma: .... nº: .... data: .../.../....


- Exercício-casa de História- 2 pontos-Capítulo 09 do livro –individual

Leia atentamente estas instruções: 1) responda à caneta; 2) respostas à lápis serão consideradas, mas não serão aceitas reclamações posteriores; 3) Qualquer atraso implicará na perda de meio ponto, respeitada a tolerância máxima de um semana, contada a partir da data prevista para a entrega deste trabalho; 4) estarei à disposição nas coordenações para dirimir as dúvidas; 5) casos omissões serão resolvidos a critério do professor; 5) faça com dedicação e gosto. Desejo-lhe bom desempenho e seja feliz!!
01 – O quer dizer a expressão “Novo Mundo”?
........................................................................................................................................................

02 – Justifique, com um trecho do texto (não precisa ser muito grande), por que o estudo da América Pré-Colombiana é eurocentrista e explique com suas palavras.
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

03 - Quais eram os três povos que formaram civilizações na América?
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

04 – Conceitue antropofagia (consulte um dicionário) e explique seu sentido, de acordo com o livro.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

05 – Por que havia sacrifícios humanos entre os astecas?
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

06 - Questão 01 de “Revendo o capítulo”

...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

07 – Questão 02 de “Revendo o capítulo” – só escreva a alternativa correta, não copie a questão.

08 – Questão 03 de “Revendo o capítulo” – só escreva a alternativa correta, não copie a questão.

09- Questão 02 de “Aprofundamento” - só escreva a alternativa correta, não copie a questão.

10 – Questão 4, letra “a” de “Aprofundamento”.

.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

domingo, 4 de outubro de 2009

Sugestão de temas para o dia nacional da consciência negra - 20 de novembro

Prezados alunos, examinem os temas abaixo e vejam se vocês gostaram. O importante é que os assuntos abaixo tem a ver com heranças culturais da cultura negra para a cultura brasileira.

Tema 01 – História do Chorinho
Tarefa : os alunos além de falarem de forma breve sobre a História deste gênero popular, deverão ressaltar a influência negra na formação do mesmo. Tentar montar vídeos e CDs sobre o mesmo.

Tema 02 – História do Jongo
tarefa: além de fazer referências à origem desta dança africana, onde ela é praticada tentar conseguir alguém vídeo sobre esta dança e/ou CDs

Tema 03 - História do samba.
tarefa: fazer um histórico deste gênero musical brasileiro, desde seus primórdios, instrumentos usados, grandes sambistas fundadores e que contribuíram para a fixação deste gênero musical no país. Citar grandes sambistas atuais.

Tema 04 – Cultos afro-brasileiros
tarefa: história destes cultos e suas variações e diferenças. Falar da questão do preconceito, por que ele existe. Tentar conseguir vídeos sobre o mesmo e/ou CDs.

Tema 05– Dados estatísticos e pesquisas sobre o sistema de reserva de cotas para afrodescendentes na universidades brasileiras.
Tarefas: realizar pesquisas sobre quantas e quais universidades brasileiras utilizam o sistema de cotas para afrodescendentes e o desempenho destes alunos nos cursos; fazer uma pesquisa com os alunos do GG sobre a questão: “você é a favor ou contra o sistema de cotas para negros nas universidades?”. Se possível filmar as entrevistas. Apresentar dados estatísticos em forma de gráficos percentuais, pesquisar jornais e revistas, etc. Este tema poderá ser trabalhado com a profª Ágata, que é especialista no assunto.

Prezados alunos, a participação valerá até 1,0 (um ponto) extra. Toda a “ralação” ficará por conta de vocês. Apenas darei orientações. A idéia é utilizarmos estes temas como experiências para comemorarmos no 4º bimestre o dia nacional da consciência negra (20 de novembro). Vocês poderaõ sugerir outros, poderemos conversar. Procurem a mim ou os coordenadores (profªs Railce, Mismeble e Patrícia). Tentaremos fazer uma pontuação interdisciplinar.
Graaaaaaaaande abraço, Augusto.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Renascimento Cultural

01 - Conceito - Chamamos de Renascimento Cultural, um movimento artístico-científico de caráter urbano, nos séculos XIV e XIV, na Europa.
02 - Características - antropocentrismo: o homem é o centro do universo; humanismo: valorização do ser humano; racionalismo: o homem é capaz de interpretar e conhecer a natureza; naturalismo: o homem deve voltar e valorizar a natureza; hedonismo: prazer individual como o único possível; neoplatonismo: busca uma "aproximação com Deus", por meio da interiorização da busca espiritual, acima de qualquer busca material. Não foi, porém, uma simples cópia, mas uma adaptação desta cultura à cultura européia da época do Renascimento.
03 - Contraposição ao teocentrismo da Idade Média, embora as artes fossem influenciadas pela Igreja.
04 - Mecenas - eram as pessoas que financiavam e pagavam os artistas pelas obras de arte. Exs: comerciantes e papas. A maioria dos artistas do renascimento eram profissionais que viviam de suas atividades.

Grandes Navegações

01) Fatores - os fatores ou, de certa forma, as causas das grandes navegações ou expansão marítima e comercial européia, a partir do século XV, podem ser resumidas em dois. O primeiro foi a tentativa de romper o monopólio comercial das especiarias (produtos de alto valor comercial)das cidades italianas (Gênova e Veneza), no mar Mediterrâneo, que encareciam muito o preço das mesmas na Europa. Era necessário, portanto, encontrar um novo caminho marítimo para chegar ás Índias (região produtora de especiarias), adquirindo-as por um preço mais barato e evitando a intermediação dos comerciantes genoveses e venezianos. O segundo foi a procura de colônias que pudessem fornecer metais preciosos para cunhagem de moedas na Europa, metais estes em relativa falta na Europa. Este fator seguia o princípio mercantilista do metalismo (ver assunto "mercantilismo").
2)ciclos de navegação - abordaremos aqui somente os ciclos dos países europeus pioneiros nas grandes navegações, ou seja, Portugal e Espanha.
2.1 - Ciclo português - Portugal fez o ciclo oriental ou périplo africano (contornando a costa oeste da áfrica)das grandes navegações, ou seja, pretendia chegar ao oriente (Índias, onde ficavam as especiarias) navegando no sentido oriental.
2.2 - Ciclo espanhol - A Espanha fez o ciclo ocidental das grandes navegações, ou seja, pretendia chegar o oriente navegando no sentido ocidental, pois acreditavam na esfericidade da Terra (viagem de circunavegação). Cristóvão Colombo, em 1492, descobriu a América (na verdade, foi apenas um conjunto de Ilhas, no atual Caribe), pensando ter chegado às Índias, tanto assim que chamou seus habitantes de índios. Anos mais tarde, descobriu-se o engano.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A formação das monarquias nacionais - aspectos básicos e gerais

O processo de formação das monarquias nacionais, obedeceu, em linhas gerais, a união entre o rei e a burguesia, ou seja, a classe que, graças ao renascimento comercial e urbano, foi se enriquecendo com o crescimento do comércio na Europa, permitido pela maior circulação de mercadorias na mesma, possibilitada, entre outras, pelo rompimento do domínio muçulmano de muitas cidades e rotas comerciais entre a Europa e o oriente. Este domínio criava dificuldades para a vinda de mercadorias do oriente para o ocidente, conforme vimos no assunto Renascimento Comercial e Urbano.
O processo, apesar de muito simplificado na forma como está aqui, ocorreu da seguinte forma: de um lado, o rei, querendo recuperar e concentrar o poder político que, conforme vimos nas aulas sobre características do feudalismo, era dividido, enfraquecido pelo poder locar dos senhores feudais e pelo poder universal (em toda a Europa)da Igreja católica. Do outro estava a burguesia, que desejava leis únicas e moeda única em todo o país (Na época feudal, não havia uma idéia de nação, nacionalidade e país - geograficamente falando, de forma forte, como existe hoje), dentre outras coisas. De que forma ocorreu esta união rei-burguesia, na prática? A burguesia financiou (emprestou dinheiro) ao rei ou até deu dinheiro ao mesmo, para que ele montasse uma burocracia de Estado forte, que, por exemplo, cobrasse impostos dos senhores feudais, que, apesar de respeitar o rei, não acatava todas as suas ordens. Além disso, o rei montou também um exército forte e nacional que "intimidasse" os senhores feudais, e "obrigasse" os mesmo a obedecer as ordens do rei. E o que a burguesia exigiu em troca? Tranquilidade para seus negócios como, por exemplo, moeda e leis únicas em todo o país, que facilitassem suas transações comerciais e seus interesses econômicos. Só uma pessoa poderia fazer isto. Quem? O rei . Mas como fazer isto sem dinheiro? A burguesia entrou com a grana e o rei pode, então fazer tudo isto anteriormente citado.
Portanto, interesses políticos (do rei) e econômicos (da burguesia) levaram a este processo de união entre o rei e a burguesia, resultando, portanto, na formação das monarquias nacionais. Antes, tínhamos, aquilo que alguns históriadores chamam de monarquias feudais. Por quê? Eram monarquias feudais porque o poder do rei se limitava, em linhas gerais, ao próprio feudo. É claro que, em parte, isto é um exagero, pois o poder do rei estende-se a todo o país, embora limitado pelo poder local dos senhores feudais, os chamados particularismo feudais. Em linhas gerais, rei e burguesia se opuseram aos senhores feudais (nobreza) e clero (Igreja católica). É claro que, conforme ressaltamos no início do texto, isto é um modelo teórico, pois, por exemplo, quando se tratasse de reprimir uma revolta dos camponeses (servos), todos se união contra ela. E para reprimir isto, nada melhor do que um rei com poder forte e centralizado.
Espero ter ajudado vocês!! Abçs.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Modo de Produção Asiático

Em geral, seguindo a tendência do materialismo histórico ("as transformações econômicas explicam, em último caso, as transformações políticas, sociais, culturais, etc), a cada Idade Histórica (Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, etc) corresponde um determinado modo de produção. Na Antiguidade Oriental, particularmente no Egito e Mesopotâmia (onde surgiram as primeiras civilizações), surgiu um modo de produção que os estudiosos denominaram de Modo de Produção Asiático (porque as primeiras civilizações teriam surgido na Ásia - particularmente no Oriente Médio) que apresenta as características abaixo:

A) Servidão Coletiva da população.

A população, eventualmente, tinha que prestar serviços ao Estado como construção de diques, canais de irrigação, porque dependiam muito dos rios e até obras de caráter particular, como pirâmides, no caso do Egito. Ela recebia apenas alimento como pagamento.

B) Propriedade Estatal dos Meios de Produção.

O Estado era dono dos meios de produção - terras, minas, etc - tudo aquilo que gera riqueza, personificado, no caso do Egito, na figura do faraó.


C) Monarquia teocrática.


O faraó, no caso do Egito, era considerado um deus vivo ou um representante dos deuses - uma monarquia teocrática. Em outras palavras, uma forma de governo (monarquia), cujo poder ou governo (do grego, crática) vem dos deuses (do grego, teo). Esta idéia garantia aos governates amplos poderes.


D) Construção de grandes obras.


Intimamente relacionada ao item "A", eram realizadas grandes obras, sobretudo ligadas ao controle da força das águas, como diques e canais de irrigação (obras hidráulicas)e até pirâmides.


Diferentemente dos tempos atuais, no caso do Egito, os impostos eram pagos naquilo que os trabalhadores produzissem ou em trabalhos obrigatórios. Não havia pagamento de impostos em dinheiro.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Crescente Fértil




Se partirmos do Golfo Pérsico e traçarmos uma meia-lua, passando pelas nascentes dos rios Tigre e Eufrates, colocando a outra ponta na foz do Nilo, no Egito, teremos uma região bastante fértil, onde se desenrolaram os acontecimentos narrados na Bíblia. É a chamada "meia-lua fértil" ou "Crescente Fértil", dentro do qual está também a Palestina.

Esta faixa de terra é regada por importantes rios, que condicionavam a vida do oriental antigo. Foram os rios que determinaram o estabelecimento da agricultura, da sedentarização e das rotas comerciais por onde passavam as caravanas que iam desde a Mesopotâmia até o Egito ou a Arábia.

(www.http://www.airtonjo.com/historia04.htm - acesso em 25.05.09

"Com esta região tem o formato de uma lua no formato de quarto crescente, esta região, associada aos rios ali existentes, ficou conhecida historicamente como crescente fértil, berço das primeiras civilizações, como Egito e Mesopotâmia"

(Prof. Augusto Cézar - 25.05.09)