terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sentido Geral da Colonização portuguesa no Brasil

Dentro do princípio do mercantilismo, ou seja, conjunto de idéias econômicas postas em práticas pelos estados absolutistas europeus, estava o princípio do colonialismo.No caso da colônia portuguesa na América (mais connhecida nos livros tradicionais como o período histórico Brasil-Colônia), a colônia portuguesa na América deveria fornecer produtos de alto valor comercial na Europa, complementando a economia portuguesa. Exemplos destes produtos foram o pau-brasil, a cana-de-açúcar, e evidentemente metais preciosos, como o ouro. Por outro lado a metrópole, ou seja o país colonizador, somente ele deveria fornecer produtos manufaturados à colônia. A metrópole exerceria um monopólio de comércio sobre a colônia, ou seja, somente ela controlaria, teoricamente, o comércio na colônia. Portanto, era este o sentido geral da colonização portuguesa no Brasil: a colônia forneceria produtos altamente lucrativos na Europa, completando a economia portuguesa.

2 comentários:

  1. eu quero saber se foi duarte da costa que colonizou o brasil pop favor eu quero saber que eu tenho que fazer prova de história

    ResponderExcluir
  2. eu quero saber se foi duarte da costa que colonizou o brasil pop favor eu quero saber que eu tenho que fazer prova de história

    ResponderExcluir