Prezados alunos, examinem os temas abaixo e vejam se vocês gostaram. O importante é que os assuntos abaixo tem a ver com heranças culturais da cultura negra para a cultura brasileira.
Tema 01 – História do Chorinho
Tarefa : os alunos além de falarem de forma breve sobre a História deste gênero popular, deverão ressaltar a influência negra na formação do mesmo. Tentar montar vídeos e CDs sobre o mesmo.
Tema 02 – História do Jongo
tarefa: além de fazer referências à origem desta dança africana, onde ela é praticada tentar conseguir alguém vídeo sobre esta dança e/ou CDs
Tema 03 - História do samba.
tarefa: fazer um histórico deste gênero musical brasileiro, desde seus primórdios, instrumentos usados, grandes sambistas fundadores e que contribuíram para a fixação deste gênero musical no país. Citar grandes sambistas atuais.
Tema 04 – Cultos afro-brasileiros
tarefa: história destes cultos e suas variações e diferenças. Falar da questão do preconceito, por que ele existe. Tentar conseguir vídeos sobre o mesmo e/ou CDs.
Tema 05– Dados estatísticos e pesquisas sobre o sistema de reserva de cotas para afrodescendentes na universidades brasileiras.
Tarefas: realizar pesquisas sobre quantas e quais universidades brasileiras utilizam o sistema de cotas para afrodescendentes e o desempenho destes alunos nos cursos; fazer uma pesquisa com os alunos do GG sobre a questão: “você é a favor ou contra o sistema de cotas para negros nas universidades?”. Se possível filmar as entrevistas. Apresentar dados estatísticos em forma de gráficos percentuais, pesquisar jornais e revistas, etc. Este tema poderá ser trabalhado com a profª Ágata, que é especialista no assunto.
Prezados alunos, a participação valerá até 1,0 (um ponto) extra. Toda a “ralação” ficará por conta de vocês. Apenas darei orientações. A idéia é utilizarmos estes temas como experiências para comemorarmos no 4º bimestre o dia nacional da consciência negra (20 de novembro). Vocês poderaõ sugerir outros, poderemos conversar. Procurem a mim ou os coordenadores (profªs Railce, Mismeble e Patrícia). Tentaremos fazer uma pontuação interdisciplinar.
Graaaaaaaaande abraço, Augusto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário