quinta-feira, 15 de novembro de 2018

1H - Crise do Feudalismo - Baixa Idade Média - sécs XI a XV


  • FATORES
      1) CRUZADAS.
      1.1 - CONCEITO -  foram expedições religiosas-militares visando libertar Jerusalém e os demais lugares santos do domínio muçulmano, que sairam de vários países europeus entre os sécs XI a XIII.
      1.2) ESTÍMULOS/CAUSAS - libertar Jerusalém, salvação da alma aos que morressem em campo de batalha (mesmo os pecadores) como soldados de Cristo, excesso de população europeia, esperança de conquista de terras e riqueza fora da Europa.
      1.3) CONSEQUÊNCIAS? Aumento do intercâmbio cultural entre Europa e o Oriente, aumento do fluxo comercial para a Europa (vinda de especiarias e produtos de luxo trazidos pelos cruzados do Oriente), incentivo ao uso de dinheiro, surgimento das ideias capitalistas - RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO (CIDADES).

     2) PESTE NEGRA (1348).
     2.1 - CONCEITO - surto de peste bubônica causada pela picada da pulga contaminada por um bacilo, trazida por um rato já contaminado. Tais ratos poderiam ter vindo de navios que traziam especiarias do Oriente. As péssima condições de higiene das cidades europeias facilitaram a disseminação da doença. Houve redução em cerca de 1/3 da população europeia.
 
    3- GUERRA DOS CEM ANOS (1337-1453).
    3.1- CONCEITO/MOTIVO - guerra entre França e Inglaterra pela disputa do trono francês, mas que envolveu outros países europeus. Inglaterra invade a França.
    3.2 - CONSEQUÊNCIAS? Devastação nas plantações - diminuição da oferta de alimentos - surto de fome - diminuição da população europeia.

    4- GRANDE FOME (SÉC. XIV).
    4.1 - problemas climáticos na Europa - excesso de chuvas - prejuizo nas plantações - diminuição da oferta de alimentos - aumento dos preços - fome - diminuição da população europeia.
     





Nenhum comentário:

Postar um comentário