quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Resumo p/ provão 3º bimestre

Monarquia Nacional Francesa - A formação da Monarquia Nacional Francesa está ligada à Guerra do Cem Anos (1337-1453), onde os reis franceses conduziram, em parte, a luta contra os ingleses.
Monarquia Nacional Inglesa - O processo de formação da Monarquia Nacional Inglesa foi parcialmente limitado, parcialmente, pela Carta Magna (1215) e pelo Grande Conselho (futuro parlamento inglês) Só foi consolidado ao final da Guerra das Duas Rosas (1455-1475).
Monarquias Portuguesa e Espanhola - De certa forma, estão ligadas à chamada Guerra de Reconquista, que consistiu em reconquistas o território da península ibérica sob o domínio dos muçulmanos, desde o séc. VIII.
Crise do feudalismo - O modo de produção feudal entra em crise no séc XIV. Pq? Incompatível em acompanhar a produção alimentar para uma população sempre crescente. Fatores que acelararam a crise: a) Guerra dos Cem Anos. Pq? Destruiu/desorganizou rotas de comércio e terras cultiváveis na Europa; b) Peste Negra. Pq? Dizimou cerca de 1/3 da população européia (surto de peste bubônica trazida de navios trazendo especiarias do Oriente), diminuindo a produtividade européia; c) Grande Fome. Pq? Problemas climáticos na Europa (secas e/ou geadas) afetaram a produção agrícola, gerando fome na população e revolta dos camponeses. Tudo isto, gerou condições lentas para o surgimento gradual do capitalismo e lenta decadência do feudalismo, ou seja, um sistema em que o uso da moeda e o trabalho assalariado, conforme discutimos em sala, vão se impondo a um sistema em que a terra e o sistema de trocas de produtos por produtos, características da sociedade feudal ou medieval, e que ditavam o prestígio social, político e econômico das pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário