feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência doImpério Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.

Segundo o teórico escocês do Iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei lhas dava. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e, em troca, recebiam o direito a uma gleba de terra para morar, além da proteção contra ataques bárbaros

Representação do modo de vida no Feudalismo. Fonte: Wikipédia

Feudalismo - características básicas

Posted by augustohistgg

Características políticas: descentralização político-administrativa, pois o poder do rei era dividido, enfraquecido pelo poder local dos senhores feudais. Por que isto ocorreu? A Europa foi invadida, logo após formarem-se os reinos bárbaros, por três povos: os vikings, pelo norte, o hunos, pelo leste e os árabes, pelo sul. Os reis não tinham exércitos fortes para defender seus reinos da invasão destes povos. O que ele fez? chamou grandes proprietários rurais e concedeu-lhes grandes pedaços de terra, chamados feudos em troca de, por exemplo, formarem exércitos particulares para defender o reino da invasão destes povos. Só que ao conceder estes feudos os reis não controlaram e "esqueceram" de fazer isto para ver se os senhores feudais seguiam suas determinações. Os senhores feudais foram, assim, exercendo com muita independência a administração dos seus feudos, como, por exemplo, criando sua própria moeda e suas próprias leis, embora, o rei tivesse um certo respeito perante os senhores feudais. Porém, na prática, o rei não conseguia impor, efetivamente, este poder perante os mesmos.
Características econômicas: auto-suficiência dos feudos - produção para o consumo local, pouca produção de excedentes para comércio, pouco comércio e pouco uso de moeda, que quando usada, era só do próprio feudo. Trabalho servil - em troca da terra, o servo devia algumas obrigações para com o senhor feudal (vide livro).
Características sociais: sociedade estamental, isto é, dividida em estamentos - camadas sociais rígidas. Em outras palavras, como eram rígidas, se você nascesse em uma camada social, era muito difícil você mudar de camada social. As três camadas sociais eram os servos, clero e a nobreza. As duas últimas, exploravam o trabalho dos servos.
Características culturais: sociedade teocentrista (teo=Deus e centrista=centro), ou seja, a religião é o centro do pensamento, das idéias. A Igreja cristã controla a cultura (livros, informações, etc). A força da religião é muito grande na sociedade.

UUUUUfa! bons estudos e bom provão! abçs do prof. Augusto

2 comentários:

  1. Anônimo

    Ótima sua explicação,continue postando sobre esta Era(cruzadas...)Ah...explique o por quê que da invasão dos Bárbaros!Valeu,Parabéns!

  1. Erison Silva

    estou muito agradecido por esse resumo,deus te abençoe

Postar um comentário

;