sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Resumo nº 03 provão 3º bimestre - nRenascimento Comercial e Urbano na Europa - sécs XI a XV

Como o Renascimento Comercial e Urbano na Europa, comerciantes e trabalhadores foram formando associações para defenderem seus interesses comuns e, em alguns casos, tentando se libertar do domínio opressivo do senhor feudal. Leia com atenção os conceitos abaixo:
1) Guildas - associações de comerciantes de uma mesma cidade.
2) Hansas -associações de comerciantes de várias cidades. Ex.: Hansa teutônica ou Liga Hanseática.
3) Corporações de ofício - associações de trabalhadores do mesmo ramo de trabalho, em uma mesma cidade, visando defender seus interesses (ex: preços dos seus serviços e proteger-se da concorr~encia de trabalhadores de outras cidades) e fiscalizar a qualidade do trabalho dos mesmo. Ex.: corporações de ofício dos padeiros, ou marceneiros, ou carpinteiros, etc.
4) Cartas de franquia - documentos emitidos pelo rei ou senhor feudal (forçados ou não), dando direito à burguesia de ter autonomia administrativa e política sobre a cidade.
5) Movimento comunal - movimento político da burguesia visando libertar a cidade do domínio do senhor feudal.
6) Comuna - cidade libertada do dompinio do senhor feudal.

Resumo nº 02 provão 3º bimestre

Alta Idade Média (sécs. V a XI) - corresponde, na Europa, ao período de crise do escravismo do Império romano ocidental e ao desenvolvimento do feudalismo. Baixa Idade Média (sécs XI a XV) - corresponde, na Europa, ao período de crise do feudalismo e lento desenvolvimento do capitalismo. Lembrete: no feudalismo a base do prestígio econômico, social e político é a posse de terras. No capitalismo é o dinheiro.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Resumo p/ provão 3º bimestre

Monarquia Nacional Francesa - A formação da Monarquia Nacional Francesa está ligada à Guerra do Cem Anos (1337-1453), onde os reis franceses conduziram, em parte, a luta contra os ingleses.
Monarquia Nacional Inglesa - O processo de formação da Monarquia Nacional Inglesa foi parcialmente limitado, parcialmente, pela Carta Magna (1215) e pelo Grande Conselho (futuro parlamento inglês) Só foi consolidado ao final da Guerra das Duas Rosas (1455-1475).
Monarquias Portuguesa e Espanhola - De certa forma, estão ligadas à chamada Guerra de Reconquista, que consistiu em reconquistas o território da península ibérica sob o domínio dos muçulmanos, desde o séc. VIII.
Crise do feudalismo - O modo de produção feudal entra em crise no séc XIV. Pq? Incompatível em acompanhar a produção alimentar para uma população sempre crescente. Fatores que acelararam a crise: a) Guerra dos Cem Anos. Pq? Destruiu/desorganizou rotas de comércio e terras cultiváveis na Europa; b) Peste Negra. Pq? Dizimou cerca de 1/3 da população européia (surto de peste bubônica trazida de navios trazendo especiarias do Oriente), diminuindo a produtividade européia; c) Grande Fome. Pq? Problemas climáticos na Europa (secas e/ou geadas) afetaram a produção agrícola, gerando fome na população e revolta dos camponeses. Tudo isto, gerou condições lentas para o surgimento gradual do capitalismo e lenta decadência do feudalismo, ou seja, um sistema em que o uso da moeda e o trabalho assalariado, conforme discutimos em sala, vão se impondo a um sistema em que a terra e o sistema de trocas de produtos por produtos, características da sociedade feudal ou medieval, e que ditavam o prestígio social, político e econômico das pessoas

Assuntos provão 3º bimestre

Aê pessoal, os assuntos são os seguintes: Cruzadas - conceito, fatores e consequências; renascimento comercial e urbano ( cap 7 + caderno); formação das monarquias nacionais - conceito e esquema, na França, Inglaterra e Península Ibérica (Espanha e Portugal), O declínio do feudalismo: peste negra, grande forme e Guerra dos Cem Anos, "O camponês rompe amarras" (folha lida e debatida em sala). Por enquanto é só. É importante que vocês leiam, por sua própria conta, as páginas 95, 96, 97 e 98 e o resumo da página 100 para entender o resumo que deixarei logo abaixo. Não houve tempo hábil para trabalhar alguns destes assuntos em sala. Quem quiser me procurar para tirar dúvidas estarei na próxima 6ª (23.09), 2ª (26.09) e 4ª (28.09) na sala de coordenação a partir de 8h30. Abraçãaaaaaaaaao a todos.