quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

- Simulado de História – 1ªs séries – revisão recuperação
Instruções: somente após estudarem os itens que vimos na aula de recuperação, resolvam este pequeno teste.

Questão 01 – “Se concordamos, por exemplo, que Roma foi um grande império, mas cujo domínio não se estendeu muito além das margens do mar Mediterrâneo, podemos questionar a importância da queda desse império para os chineses ou para as civilizações da América pré-colombiana (maias, incas, astecas), que não tinham contato nenhum com os romanos”

(VICENTINO, Cláudio ; DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio. SP. Scipione. 2005. 2ª ed. p. 15. Texto adaptado)

a) Explique, com suas palavras, a idéia central deste texto.

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b) Este texto tem relação com um dos problemas da periodização tradicional. Identifique esta relação e explique-a.

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Questão 02 - Julgue as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta.

I ( ) A ruralização da economia, foi uma das características que iniciou o modo de produção feudal.
II ( ) Com a formação dos reinos bárbaros, destacando-se o dos germanos, onde os reis conseguiram centralizar o poder em suas mãos.
III ( ) O antigo escravo romano melhorou um pouco sua condição social e em troca da terra e da proteção recebida, tinha que dar parte de sua produção e trabalhar nas terras do grande proprietário rural.
IV ( ) Eram basicamente três as camadas sociais feudais – o clero, que rezava pelo bem de todos; os nobres, que protegiam militarmente a todos; e os servos, que em troca da proteção recebida, sustentava economicamente com seu trabalho as outras camadas sociais.
V( ) a Igreja estimulava os servos a se revoltar contra os nobres.

São verdadeiras as afirmações:

a( ) apenas I e III.
b( ) apenas II e IV.
c( ) apenas I, II e III.
d( ) apenas II, III e V.
e( ) todas elas.

Questão 03 - Uma das alternativas abaixo não tem a ver com a função e as características da Igreja católica na Idade Média. ASSINALE-A.

a( ) Cultura teocentrista.
b( ) Salvação da alma.
c( ) Preservação da cultura greco-romana nos mosteiros.
d( ) O homem tinha liberdade de pensamento.
e( ) Todas as camadas sociais na Idade Média eram influenciadas por ela.

Questão 04 - (FGV-SP) (adaptada) As principais características do feudalismo eram:

a( ) Sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b( ) Sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
c( ) Sociedade de ordens, economia terciáriae competitiva, centralização política e mentalidade hedonista (individualista).
d( ) Sociedade de ordens, economia agrária e auto-suficiente, fragmentação (descentralização) política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.
e( ) Sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.

Questão 05 – (UFSCar-SP) Dois pobres homens refugiaram-se na igreja dos bem-aventurados Marcelino e Pedro, mártires de Cristo, confessando que eram culpados e que tinham sido convictos de roubo em vossa presença, como tendo furtado caça grossa numa floresta senhorial. Já pagaram uma parte da composição e deveriam pagar o resto, mas declararam que não tem com que fazer por causa de sua pobreza. Venho, pois, implorar a vossa benevolência, na esperança de que (...) vos digneis tratá-los com toda a indulgência possível (...).

“Eginhard”, França, século IX.

A partir da análise do documento, é correto afirmar que, durante boa parte da Idade Média (assinale a alternativa correta):
a( ) a floresta senhorial era área comum de caça para servos e senhores.
b( ) Os padres católicos opunham-se às leis senhoriais.
c( ) Os servos burlavam leis feudais por conta de sua condição social.
d( ) As penas para crimes só eram estabelecidas por magistrados eclesiásticos.
e( ) Os senhores feudais não podiam contrariar as leis.

Questão 06 - Julgue as afirmações abaixo como certos (C) ou errados (E) e depois assinale a opção correta.

I – A História é um saber mutável. Podemos comprovar que aquilo que aprendemos, muitas vezes, não são verdades inquestionáveis através dos séculos.
II – Todos aqueles que defendem a História como um conhecimento passível de muitas interpretações, contribuem para fortalecer a idéia de que a História é um conhecimento certo e verdadeiro, construído a partir de documentos que não deixam margem a dúvidas.
III – Para os historiadores positivistas, o documento escrito é a única fonte histórica confiável.
IV – Segundo as pesquisas especializadas, o homem e o macaco tiveram um ancestral, um tronco comum, ou seja, o homem não é descendente direto do macaco.
V – No Período Paleolítico, o homem era basicamente coletor e caçador, ao passo que no Período Neolitico, aprendeu a ser pastor e agricultor.

- São verdadeiras as afirmações:
a( ) I, II e III. b( ) I, III, IV e V. c( ) II, III, IV e V. d( ) I, II, III, IV e V. e( ) II, IV e V.

Questão 07 – Um dos problemas da periodização tradicional da História é o de que (assinale a opção correta):

a( ) Ela é eurocentrista.
b( ) Ela não cita a Revolução Francesa.
c( ) Ela não cita a queda do Império Romano do Ocidente, cuja capital era Roma.
d( ) Esta periodização não fala da invenção da escrita.
e( ) Ela não divide a História em períodos.

Questão 08 – Relacione as colunas e depois assinale a opção correta.


(1)Feudalismo
(2)Capitalismo
(3)Burgo
(4)Estados do Antigo Regime

( ) Dinheiro como principal fonte de
riqueza.
( ) Terra como principal fonte de riqueza.
( ) Clero, nobreza e servos-burguesia.
( ) Cidade fortificada com muralhas.

A sequência correta é:
a( ) 1234 b( ) 1324 c( ) 2143 d( ) 2431 e( ) 1423

Questão 09 - (PUC-MG - adaptada) O revigoramento do comércio na Europa Ocidental, durante a Idade Média, se dá devido (assinale a opção correta):

a( ) à existência de excedentes agrícolas provenientes da generalização de técnicas que ampliaram a produção além das necessidades de subsistência.
b( ) Ao desenvolvimento das técnicas náuticas que permitiram a navegação a longa distância, superando os limites da navegação de cabotagem.
c( ) A ação direta do clero católico, interessado em ampliar os ganhos de Igreja, através da cobrança do dizimo sobre a burguesia mercantil.
d( ) Ao declínio do comercio da cidades italianas, envolvidas em constantes conflitos com os árabes pelo controle do mar Mediterrâneo.
e( ) Ao fim das obrigações feudais, que libera o servo de sua submissão ao senhor e ao trabalho pouco lucrativo dos campos.

Questão 10 – Julgue as afirmações abaixo como certas (C) ou erradas (E) e depois assinale a opção correta.
( ) Existe a presença do eurocentrismo tanto no estudo da História da América quanto na História da África.
( ) O estudo da História da África justifica-se na medida em que houve uma grande contribuição da cultura africana para a cultura brasileira.
( ) Termos como Império, reino, Estado e cidade, no continente africano, tem grande semelhança histórica e geográfica com reinos e impérios europeus.
( ) A religião cristã, quando penetrou na África, fundiu-se com a religiosidade dos bantos e criou uma espécie de “cristianismo africano” que cruzou elementos das duas tradições.
( ) O conceito de propriedade privada, na História européia, pode ser aplicado à África, antes da chegada dos europeus à mesma.

A sequência correta é:
a( ) CCECE b( ) CECEE c( ) ECECC d( ) EECCE c( ) CCECC

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sentido Geral da Colonização portuguesa no Brasil

Dentro do princípio do mercantilismo, ou seja, conjunto de idéias econômicas postas em práticas pelos estados absolutistas europeus, estava o princípio do colonialismo.No caso da colônia portuguesa na América (mais connhecida nos livros tradicionais como o período histórico Brasil-Colônia), a colônia portuguesa na América deveria fornecer produtos de alto valor comercial na Europa, complementando a economia portuguesa. Exemplos destes produtos foram o pau-brasil, a cana-de-açúcar, e evidentemente metais preciosos, como o ouro. Por outro lado a metrópole, ou seja o país colonizador, somente ele deveria fornecer produtos manufaturados à colônia. A metrópole exerceria um monopólio de comércio sobre a colônia, ou seja, somente ela controlaria, teoricamente, o comércio na colônia. Portanto, era este o sentido geral da colonização portuguesa no Brasil: a colônia forneceria produtos altamente lucrativos na Europa, completando a economia portuguesa.