quinta-feira, 11 de junho de 2009

Modo de Produção Asiático

Em geral, seguindo a tendência do materialismo histórico ("as transformações econômicas explicam, em último caso, as transformações políticas, sociais, culturais, etc), a cada Idade Histórica (Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, etc) corresponde um determinado modo de produção. Na Antiguidade Oriental, particularmente no Egito e Mesopotâmia (onde surgiram as primeiras civilizações), surgiu um modo de produção que os estudiosos denominaram de Modo de Produção Asiático (porque as primeiras civilizações teriam surgido na Ásia - particularmente no Oriente Médio) que apresenta as características abaixo:

A) Servidão Coletiva da população.

A população, eventualmente, tinha que prestar serviços ao Estado como construção de diques, canais de irrigação, porque dependiam muito dos rios e até obras de caráter particular, como pirâmides, no caso do Egito. Ela recebia apenas alimento como pagamento.

B) Propriedade Estatal dos Meios de Produção.

O Estado era dono dos meios de produção - terras, minas, etc - tudo aquilo que gera riqueza, personificado, no caso do Egito, na figura do faraó.


C) Monarquia teocrática.


O faraó, no caso do Egito, era considerado um deus vivo ou um representante dos deuses - uma monarquia teocrática. Em outras palavras, uma forma de governo (monarquia), cujo poder ou governo (do grego, crática) vem dos deuses (do grego, teo). Esta idéia garantia aos governates amplos poderes.


D) Construção de grandes obras.


Intimamente relacionada ao item "A", eram realizadas grandes obras, sobretudo ligadas ao controle da força das águas, como diques e canais de irrigação (obras hidráulicas)e até pirâmides.


Diferentemente dos tempos atuais, no caso do Egito, os impostos eram pagos naquilo que os trabalhadores produzissem ou em trabalhos obrigatórios. Não havia pagamento de impostos em dinheiro.